17 de setembro de 2012

Série Os Olimpianos



Hello Yumeiros!!!!

Quando pensamos em Mitologia Grega, automaticamente nos remetemos ao passado, isso é óbvio, lembramos das histórias de Héracles (Hércules para os Romanos), Os deuses do Olimpo, grandes feitos, entre outros.
Os mitos tiveram grande importância naquela época, pois era a forma com que se explicavam fenômenos como tempestades, estações do ano, maremotos, entre outros. Os gregos eram muito criativos, e isso temos que dar o braço a torcer.
O que mais me admira é até hoje estudarmos sobre essa mitologia, além é claro, dos ensinamentos de grandes filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, que são os três maiores da época. E ensinamentos de matemática são aplicados até hoje (nunca entendi Teorema de Pitágoras ou de Tales, afinal matemática nunca foi o meu forte :P).
Mas agora paremos para pensar numa situação. Já imaginaram, se esses deuses existissem na atualidade, e ainda interferissem na sociedade "humana", como sempre fizeram, sem que ao menos nos déssemos conta disso. Eles estariam infiltrados entre nós, como meros mortais, além é claro de outras criaturas.
Seria uma loucura concordam????
É essa a temática de Rick Riordan aborda, nessa série fantástica, nomeada de, Os Olimpianos, o primeiro volume entitulado: O ladrão de raios - virou até filme (diga-se de passagem um verdadeiro fiasco, afinal modificar demais o enredo, pode gerar prejuízos bem grandes). Mas enfim, a série tem início nesse volume citado acima, que começa da seguinte forma:

Percy Jackson, é um menino de apenas 12 anos, que vive mudando de escola, por ter problemas como hiperatividade e dislexia. Mora com a mãe, e infelizmente com o padrasto que inferniza a vida de ambos. Na escola ele tem o seu melhor amigo, Grover, que tem problemas nas pernas e anda de muleta (prestem atenção nessa informação, ainda mais para você que decidiu ler o livro, o que eu considero uma sábia escolha). Percy não vai muito bem na escola pelos problemas que tem, e a cada ano que passa só piora. Ele se dá bem com apenas um professor, o Sernhor Brunner. As coisas vão indo tranquilamente, quando ao fazerem um passeio escolar, Percy é atacado por nada menos que a sua professora, que descobriu-se ser uma Fúria, as coisa realmente se complicam para o lado do garoto. O que Percy, não sabia, é que pelo fato dos raios de Zeus (sabe aquele que ele sempre joga nas tempestades, só pra fazer a gente ter medo e quase nos matar do coração? Esses daí mesmo) foram roubados. Então todos acusam o pobre garoto do feito. Mas o que Percy tem a ver com tudo isso, o que está acontecendo com ele?

Bom se vocês querem mesmo saber meus queridos, recomendo que busquem os livros para ler essa emocionante saga de ficção e que vale muito a pena, pois você aprenderá mitologia grega de um jeito muito divertido e com certeza único.

Ao todo são compostos de 5 livros (que são: Ladrão de Raios, Mar de Monstros, A batalha do Labirinto, Maldição do Titá e O último Olimpiano - todos lançados pela Editora Intrinseca), sendo que um especial, que traz informações dos personagens e uma pequena história, sem muita influência nos outros livros.

Pelo que soube há uma continuação. Eu não a li ainda, mas assim que ler com certeza estarei aqui para comentar e dizer o que achei.

Para aqueles que como eu amam Mitologia Grega, aqui vai duas dicas de livros preciosos e que com certeza vale a pena ler:
Gui Ilustrado da Mitologia - Editora Zahar - Aborda várias Mitologias, não só a grega, temos a Romana, Egípcia, Japonesa, entre outras. É um pouco caro, mas a qualidade do livro, das fotografias e pelo conteúdo, vale a pena o investimento.
O livro de Ouro da Mitologia - Editora Ediouro - Esse já conta os mitos, mais voltado para a Grécia, além de trazer poesias que usaram essa mitologia, então vale para conhecimento histórico e poético :).


Leitura é sempre bom, de ficção, melhor ainda, e poder aprender algo que podemos trazer para nós, como a mitologia, fecha um ciclo fantástico de conhecimento. Afinal conhecimento nunca é demais.

Bom galera, por enquanto é isso, com relação ao próximo post, a dica é a seguinte:

Expelliarmus

Ficou fácil né, aguardo vocês e fiquem com Deus...

9 comentários:

  1. Hey My-chan!

    Percy é magnífico! Adoro mitologia grega!
    A unica coisa que peca na história foi o filme... Livros sempre são melhores, mas este filme foi totalmente retalhado... Só não ficou pior que a adaptação do Eragon.

    Os 5 livros são perfeitos, a história flui muito bem! Escrita fácil... Lembro que li cada 1 em 1 dia! Queria mais e mais...

    Só uma pequena observação: você disse serem 5 livros mas esqueceu de citar A Maldição do Titã.

    E o especial seria Os Arquivos dos Semideuses... Ele vem com 3 contos avulsos e algumas informações pessoais, como fichas... É bem legalzinho!

    E eu sei que o Riordan continuou no universo dos semideuses com o Heróis do Olimpo, mas não mais envolvendo o Percy Jackson.

    Nossa... Até que falei bastante aqui hein?
    Só complementando, O Livro de Ouro da Mitologia realmente é fantástico. Bulfinch fez uma pesquisa de peso, só achei muito "aberto"... Ótimo para iniciar um estudo sobre a mitologia, mas não podemos parar somente nele!

    Até a próxima! o/

    ResponderExcluir
  2. O arquivo dos semideuses eu citei, só não coloquei o nome, kkkkkkkk, mas é só ler de novo que vc vai perceber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim... Eu só citei o nome dele!
      O que ficou faltando foi só A Maldição do Titã!

      Excluir
    2. Mas ainda assim valeu por perceber, eu nem tinha notado que tava faltando 1 :P

      Excluir
  3. Percy Jackson e os Olimpianos é fantastico, uma boa forma de matar a carencia de HP, já que as séries tem muitos pontos parecidos(Riordan deve ter se inspirado na escrita de Rowling), mas nem por isso PJ deixa de ser original e fantastico. Sobre o filme, é bem diferente do livro, mas diverte(bem diferente de Eragon, aonde o livro consegue ser mais chato q o filme). Mais um otimo post Michelly.
    PS: se o Groover dos livros tivesse a personalidade do Groover do filme, ele seria um personagem bem melhor, por que o do livro é um satiro depressivo chato pra cacete.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Bom, o Groover é meio chatinho no livro, mas ele demora um pouco pra melhorar, pelo menos na minha opinião. Assim que der quero reler essa história, sempre gosto de reler uma boa história ^_^

      Excluir