2 de novembro de 2013

Auuuuuuuuuuu...





O tema de hoje é muito interessante, falaremos de lobisomens, há muito se fala neles, foram criados filmes, livros, entre outros assuntos relacionados ao tema. Podemos citar alguns exemplos:

Underworld - Anjos da noite: saga composta de lutas entre vampiros e entre lobisomens e vampiros. Muito boa essa saga e eu recomendo assistir, vale muito a pena. Aqui um jovem se transforma nos dois, vampiro e lobisomem, adquirindo uma força e poder descomunal.

Crepúsculo - Sim, a famosa saga, ovacionada por muitos, não poderia deixar de estar na lista, aqui na verdade são praticamente lobos e não lobisomens, mas está valendo. Aqui o mais famoso é Jacob, importante destacar que ele tem consciência de tudo o que ocorre enquanto é lobo, além de ter uma conexão de pensamentos com a sua alcateia.

Harry Potter - Nosso querido professor Remo Lupin (o próprio sobrenome faz referência à sua ligação ao lobo), sofre com as transformações, foi mordido qdo garoto, e sempre teve problemas quando chegava a semana de lua cheia. Interessante destacar que o maior medo dele, revelado pelo bicho-papão dentro da série é a lua cheia. Infelizmente ele perde totalmente a razão e não distingue amigos, de inimigos.

Turma da Mônica - Lobi, o lobisomem da Turma do Penadinho, nas histórias em quadrinhos. Aqui temos uma representação bem brasileira da lenda do lobisomem.

Segundo o Wikipedia:

Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem dos folclores brasileiros, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio,  Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237). Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.


Há muitas referências sobre lobisomens, cada autor de livros ou os filmes fazem suas versões diferenciadas, para tentar atrair todo o tipo de público. Temos dos mais clássicos, que se caracterizam como o descrito acima., e temos alguns modificados, como na saga Underwolrd, Anjos da noite.

É bem interessante, aqueles que tiverem mais informações sobre lobisomens, ou se lembrarem de outras séries, filmes, quadrinhos ou livros que possuam personagens lupinos, por favor, comentem e vamos descobrir mais sobre esses seres lendários. 

Até a próxima e espero não demorar mais da próxima vez a escrever. Na próxima postagem escreverei sobre elfos, aguardem que será muito legal.

Um comentário:

  1. Faltou citar o melhor filme de Lobisomes de Todos, TODos TODOS!!!! Um Lobisomem Americano em Londres. Otimo post mais uma vez, bjo e tava sentindo falta.

    ResponderExcluir